Filosofando. Introdução à Filosofia - Série Moderna Plus é um livro escrito por MARIA LÚCIA DE ARRUDA ARANHA e publicado por Moderna. Foi desenvolvido no formato Capa comum e está dividido em 520 páginas.
Ver na Loja ResumoO livro "Filosofando. Introdução à Filosofia" escrito por Maria Lúcia de Arruda Aranha, é uma obra indispensável para estudantes e interessados em filosofia. A autora explora as principais correntes filosóficas e seus respectivos pensadores, além de abordar questões éticas e políticas que envolvem a reflexão filosófica.
A linguagem clara e objetiva utilizada pela autora, torna a leitura fácil e agradável. O livro é dividido em capítulos que abordam os conceitos fundamentais da filosofia, como a razão, o conhecimento e a verdade, além de discutir temas como a existência de Deus, a liberdade e a justiça.
Além disso, "Filosofando" conta com destaque para a história da filosofia, que é apresentada de forma concisa, mas rica em detalhes, proporcionando ao leitor uma compreensão mais profunda do pensamento filosófico ao longo da história.
A obra também traz questões para reflexão ao final de cada capítulo, estimulando o pensamento crítico e aprofundando o aprendizado. Nesse sentido, é uma excelente opção para estudantes que desejam se preparar para o Enem e outros vestibulares.
Em resumo, "Filosofando" é uma obra completa e acessível que consegue apresentar a filosofia de uma forma clara e interessante. Com certeza, é uma leitura indispensável para quem deseja se aprofundar na reflexão filosófica e compreender a complexidade do pensamento humano.
Conheça as informações técnicas relacionadas ao livro.
Título | Filosofando. Introdução à Filosofia - Série Moderna Plus |
Autor | MARIA LÚCIA DE ARRUDA ARANHA |
Editora | Moderna |
Formato | Capa comum |
Páginas | 520 páginas |
ISBN 10 | 8516085554 |
ISBN 13 | 9788516085551 |
Preço | Revelar preço |
Nota 8.9
O que isso significa?
Baseado nos depoimentos e avaliações dos nossos usuários, o nosso algorítmo avançado de inteligência artificial aprende e consegue determinar uma nota de 0 a 10 a um livro.
Em resumo, isso significa que o livro Filosofando. Introdução à Filosofia - Série Moderna Plus é considerado uma boa leitura. Você pode comprar, não vai se arrepender.
Comprar na AmazonResenha é texto usado para descrever e analisar alguma produção textual – no nosso caso, as obras literárias. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados. Além disso, há também as chamadas resenhas temáticas, que reúnem informações de diversos livros e autores que abordam um mesmo assunto.
Veja abaixo os pontos positivos e os pontos negativos do livro Filosofando. Introdução à Filosofia - Série Moderna Plus de MARIA LÚCIA DE ARRUDA ARANHA.
Veja abaixo os pontos positivos enviados por nossos usuários:
Veja abaixo os 11 depoimentos disponíveis. Esperamos que eles ajudem no seu processo de decisão.
Dúvida sobre a edição. Vcs podem confirmar se esta é realmente a primeira edição? De acordo com a editora, no ano de 2015 foi publicada a quinta edição.
Título incorreto. O verdadeiro título para este livro deveria ser "doutrinando".É um grande panfleto marxista. Toda a filosofia citada antes de Marx é a ele direcionada de alguma forma.
E toda a filosofia citada depois é de alguma forma também direcionada para validar Marx. Nos poucos trechos onde as autoras conseguem lembrar que o mundo é mais que Marx, o livro é até bem interessante.
Por todo o livro vê-se a parcialidade ideológica querendo conduzir o estudante. para não alongar a resenha, algumas informações resumidas que indicam a tendência:Em um exercício da página 70, por exemplo, pede-se que o leitor diferencie a atuação do MST: Que os jornais chamam de "invasão de propriedade rural", mas que os ativistas se referem à "ocupação de terras produtivas".
Traz concepções de Gramsci e Marx em abundância, como se fossem os maiores filósofos da história da humanidade. Para se ter ideia, veja a informação tirada do índice de nomes, que mostra quantas vezes cada nome é citado:Anaximandro, Anaxímenes, Cícero, Epicuro, Demócrito, Eurípedes, Ésquilo, Sófocles: 2 vezes cada.
John Stuart Mill e Pitágoras: 7 vezes cadaSócrates: 16 vezesPlatão: 25 vezesAristóteles: 34 vezesMarx: 37 vezesNo dicionário ao fim do livro, não há conceito para "capitalismo", mas o conceito de socialismo quase me transforma em socialista: "Nome genérico das doutrinas que pretendem substituir o capitalismo por um sistema econômico planificado que conduza a resultados mais equitativos e mais favoráveis ao pleno desenvolvimento do ser humano".
Vamos perguntar aos habitantes de Cuba, da Venezuela, da Coreia do Norte a respeito desse sistema de "resultados equitativos e mais favoráveis ao pleno desenvolvimento do ser humano".
Mas então porque eu pontuei o livro com 3 estrelas, ao invés de uma. Porque, no meio de tanta doutrinação marxista, há muita coisa boa no livro.
Interessantísssimo o capitulo 9 (Instrumentos do pensar), discorrendo sobre os conceitos de dedução, indução, analogia e, em especial, Falácias (formais e não formais).
Ou os conceitos de Oligarquia, Timocracia e Demagogia, na página 223. E a bela análise dos níveis de moralidade que cada um de nós atinge, no capitulo 24 (A construção da identidade moral).
Por fim, a discussão sobre determinismo e livre arbítrio do capítulo 25 é ouro. Lembrando que este livro é um livro didático.
Portanto, espalhado por escolas e universidades Brasil afora. Não fosse a doutrinação marxista, daria 5 estrelas ao livro. Mas contaminado como está pode causar mais mal que bem, levando à doutrinação leitores ainda pouco vivenciados em filosofia, política e economia.
No frigir dos ovos é um bom livro. Mas certamente há bons livros que não são panfletos doutrinadores.
Cumpre o que promete. Veio tudo certo.
Excelente livro. O livro faz uso de imagens, explora obras de artes e textos para explicar conceitos de forma clara e profunda.
Qualidade do produto. Qualidade do produto excelente.
Entrega ok. Entrega conforme combinado.
Eficiência. Produto correto e rápida entrega.
Material escolar. Material completo.
Ótimo Livro Didático. Livro Didático muito utilizado e adotado nas Escolas da rede privada de ensino. A abordagem do livro é temática, com referências à história da Filosofia a medida que estes se colocam na compreensão de concepções filosóficas históricas.
Os volumes aprova enem e suplemento de revisão funcionam muito bem com o livro texto. Diferente de outro revisor, como professor de Filosofia posso dizer, felizmente não há doutrinação ideológica.
O livro de fato mostra Marx pelo seu impacto na história da Filosofia e na própria importância dele na epistemologia das Ciências Humanas.
Como este é um livro de Filosofia, não esperem que as autoras enfiem Mises, Hayek e Friedman. Estes autores não são filósofos.
São economistas que nada contribuíram para leitura filosófica ou mesmo científica visto que existem outras linhas de pensamento econômico pautados no capitalismo de bem-estar social apresentado na página 368 falando de John Maynard Keynes.
Os autores do capitalismo liberal clássico aparecem, como Smith e Locke no capítulo "Autonomia da Política: de Maquiavrl aos contratualistas", também no capítulo 25 "Liberalismo: liberdade ou igualdade?" aparecem John Stuart Mill, Tocqueville e Hegel.
No final tem definição sim de capitalismo, como vocês podem ver na foto. Temos mais escritos sobre liberalismo econômico e social que sobre teoria marxista.
Então, foi equivocada a fala do colega que não se debruçou sobre a obra todos seus aspectos didáticos. Particularmente eu gosto de usar os capitulos sobre Ética entitulados "Ética Aplicada" em seguida do "Teorias Éticas: abordagem cronológica".
N'outros livros da autora voltados para Educadores ("Filosofia da Educação"), há referências de retornar a este livro, o que é uma boa sugestão, considerando que a apresentação é clara, concisa e didática, em especial para aqueles que não tiveram Filosofia no EM.
Os exercícios propõe uma sistematização dos conceitos e aplicação dos mesmos através da escrita. Junto com o Aprova Enem, são exercícios que preparam muito bem para os vestibulares.
Livro é otimo para alunos do Ensino Médio e para aqueles que tiveram uma introdução fraca aos temas da Filosofia e buscam também um livro didático que apresente bem os temas da Filosofia.
Ao mesmo tempo, eu não recomendaria para quem busca uma perspectiva histórica ou para colegas que preferem ensinar a filosofia a partir da perspectiva histórica com o ensino médio.
Caso prefira a perspectiva histórica, tem o livro do Ricardo Melani ("Dialogo - Primeiros Estudos em Filosofia") ou mesmo o Vereda Digital ("Filosofar com Textos") da Maria Lúcia de Arruda Aranha.
Colégio trocou o livro como faço para trocar por outro produto ? Preciso trocar produto por outro.
Livro Importante. Um dos melhores livros de Introdução à Filosofia. Abrange os diversos temas de forma introdutória mas profunda.
Não tem viés doutrinário, pois não indica uma escola filosófica como certa, mas apresenta todas em pé de igualdade. Bem representada as filosofias sobre os sistemas de governo, mas não se limita a isso.
Apresenta exemplos de textos filosóficos e ajuda a situar os filósofos dentro de um contexto histórico.
Conheça abaixo outros livros escritos por MARIA LÚCIA DE ARRUDA ARANHA.