História da literatura ocidental - 10 volumes é um livro escrito por Otto Maria Carpeaux e publicado por Leya. Foi desenvolvido no formato Capa comum e está dividido em 4032 páginas.
Ver na Loja ResumoO livro História da literatura ocidental, escrito por Otto Maria Carpeaux, é uma obra monumental dividida em 10 volumes que transmite com inigualável clareza os principais momentos da literatura mundial, desde a Antiguidade até os dias de hoje. A obra é um verdadeiro tesouro para estudiosos, amantes da literatura e curiosos em geral.
Com uma linguagem fluente e acessível, o autor explica as origens e os desenvolvimentos das grandes correntes literárias. Dessa forma, o leitor é guiado por diferentes épocas, desde a literatura grega e latina, até a Idade Média, Renascimento, Romantismo, Modernismo e contemporaneidade. Em cada uma dessas fases, Carpeaux faz uma análise minuciosa das obras mais importantes, bem como dos seus escritores.
Além disso, a obra apresenta um valor inestimável quando se trata de compreender as interconexões entre as diferentes literaturas. O livro oferece ao leitor uma visão ampla da literatura multinacional que compõe a cultura ocidental.
Em suma, História da literatura ocidental é uma obra indispensável para todos aqueles que pretendem aprofundar-se na literatura mundial, e que desejam enriquecer sua cultura e conhecimentos.
Conheça as informações técnicas relacionadas ao livro.
Título | História da literatura ocidental - 10 volumes |
Autor | Otto Maria Carpeaux |
Editora | Leya |
Formato | Capa comum |
Páginas | 4032 páginas |
ISBN 10 | 8544101178 |
ISBN 13 | 9788544101179 |
Preço | Revelar preço |
Nota 8.0
O que isso significa?
Baseado nos depoimentos e avaliações dos nossos usuários, o nosso algorítmo avançado de inteligência artificial aprende e consegue determinar uma nota de 0 a 10 a um livro.
Em resumo, isso significa que o livro História da literatura ocidental - 10 volumes é considerado uma boa leitura. Você pode comprar, não vai se arrepender.
Comprar na AmazonResenha é texto usado para descrever e analisar alguma produção textual – no nosso caso, as obras literárias. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados. Além disso, há também as chamadas resenhas temáticas, que reúnem informações de diversos livros e autores que abordam um mesmo assunto.
Veja abaixo os pontos positivos e os pontos negativos do livro História da literatura ocidental - 10 volumes de Otto Maria Carpeaux.
Veja abaixo os pontos positivos enviados por nossos usuários:
Veja abaixo os 20 depoimentos disponíveis. Esperamos que eles ajudem no seu processo de decisão.
Leitura indispensável. A melhor coleção que existe sobre a literatura ocidental. Como professora de Língua Portuguesa e Literaturas digo que foi o melhor investimento que eu poderia fazer.
Excelente!
Caixa Pequena. Oto Maria Carpeaux poderia ter sido o que quisesse: cientista, professor de arte, de música ou literatura, líder político, doutrinador.
(...) Além de ser um homem apaixonado, voluntarioso, combativo, Carpeaux era desses casos raros de capacidade universal, pois lia e aprendia muitas vezes mais rápido do que os outros.”.
(Antônio Candido)Judeu, nascido em Viena e convertido ao cristianismo, ele escolheu o Brasil para viver - naturalizou-se em 1942 - e é dono de uma extensa obra na qual se destaca a “História da Literatura Ocidental”.
De acordo com Carlos Drumond de Andrade, trata-se de um estudo minucioso “que a cada página, suscita um problema, desvenda um significado e abre um caminho”, portanto, se você aprecia o assunto, com certeza, terá um espaço reservado para ela em sua estante.
Carpeaux escreveu o manuscrito entre 1943 e 1945, um tempo recorde se levar em conta que se trata de cinco mil páginas posteriormente datilografadas por sua esposa e revistas por ele.
Entretanto, a primeira edição, lançada pela Editora O Cruzeiro, pertencente ao grupo Diários Associados, só chegou às livrarias em 1959 e o resultado não atendeu às expectativas por conta das tiragens irregulares dos oito volumes impressos em papel de má qualidade.
Porém, uma segunda edição dirimiu essas deficiências. Publicada em 1978, pela Editora ela também mereceu revisão, atualização e inserção de conteúdo por Carpeaux que, infelizmente, não teve a oportunidade de acompanhar a boa receptividade por parte da crítica e público,pois faleceu naquele ano.
Desde então, a “História da Literatura Ocidental” já mereceu duas republicações, fato que comprova seu contínuo interesse das novas gerações.
Em 2008, ela foi publicada pela gráfica do Senado Federal e, em 2017, foi a vez da Editora LeYa que escolheu dois formatos: quatro volumes e dez livros de bolso, opção que escolhi.
Todavia não comprei na Amazon, na ocasião, o preço cobrado pelo vendedor foi o mais caro que encontrei e acabei economizando uma boa quantia ao optar por outro site cujo prazo de entrega também era menor.
Quanto aos livros, eles medem aproximadamente doze centímetros de comprimento por dezessete centímetros de altura, apresentam fonte confortável para leitura e foram impressos em papel creme, grosso com certa aspereza, inclusive, já li mais da metade deles e, apesar da lombada colada, nenhuma folha se soltou.
O ponto negativo é a caixa. De papel resistente e similar a tantas outras encontradas à venda, é pequena para comportar os exemplares.
Por sinal, depois que removi um, jamais consegui encaixá-lo de volta (vide foto). Não sei se fui exceção ou o problema é padrão, pois tentei trocar o produto, mas por descuido, havia expirado o prazo.
Para finalizar, segue os títulos dos dez referidos volumes:1. A Literatura Greco-Latina2. A Idade Média3. O Renascimento E A Reforma4.
O Barroco E O Classicismo5. O Iluminismo E A Revolução6. O Romantismo7. O Realismo, O Naturalismo E O Parnasianismo8. Fin Du Siècle9.
O Modernismo10. As Tendências ContemporâneasBoa leitura. Nota: Três estrelas, cinco para o conteúdo e uma para a caixa.
Apenas o resto da vida para apreciar. São tantas referências, tantos comentários, que demandam uma vida quase toda de dedicação para 'zerar' esta obra de Carpeux.
No meu caminho (ou livro) havia um buraco... Obra admirável, sem dúvida. De tanta empolgação, pequei logo para ler e, nas páginas 63/64 do volume 1... havia um buraco!
Em todos esses anos nesta indústria vital, eu nunca vi um buraco num livro!
Obrigado OTTO em amar ao Brasil. Assim como Sócrates morreu pelo povo que ensinou, otto foi desprezado pelo país que ele escolheu amar.
Todo estudante deveria ter essa obra.
O desprezo de um herói solitário. Uma obra gigantesca! Carpeaux foi um polímata, ele poderia ser o que bem quisesse – filósofo, crítico literário, sociólogo, físico, historiador etc. Diante de uma realidade tão negativa quanto ao desenvolvimento intelectual do Brasil, há uma luz no fim do túnel.
Carpeaux pode ser enquadrado no meio dos grandes autores da literatura brasileira, mesmo não sendo brasileiro nato. Quando lembrar de Machado de Assis, Lima Barreto, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade ou José de Alencar, não esqueça de Otto Maria Carpeaux.
Excelente, mas apenas pelo conteúdo. Dou quatro estrelas pelo conteúdo, pois o que vem em volta do conteúdo não merece a última estrela para caracterizar cinco estrelas no ítem.
A Box veio tão apertada nos livros que tive quase que rasgá-la para retirar os livros desta; e sobre os livros em si: pequenos, dificultando a leitura e a pegada nos livros, pois tenho mãos enormes e vista fraca (tenho diversos problemas de visão que não cabe aqui), a capa é mole e extremamente frágil.
REcomendo pelo conteúdo, pois é IRRETOCÁVEL!
O maior especialista em literatura Ocidental. Carpeaux merece ser lido, porque era uma reserva enciclopédica que tivemos em nossa pátria.
Austríaco de nascimento, brasileiro por hábito, sabia mais sobre literatura Ocidental do que cabe em uma vida.
Não pode faltar na estante. A historia da Literatura Ocidental é obra fundamental na estante de qualquer pessoa que ama literatura e quer uma referência na Língua Portuguesa sobre as principais obras da humanidade.
Carpeaux foi um grande crítico literário ainda muito negligenciado na cultura Brasileira.
Ótimo conteúdo, numa edição econômica e acessível. Até agora li apenas o primeiro volume (que trata da literatura grega e romana), mas já foi suficiente para vir deixar uma avaliação bem positiva.
O trabalho do Carpeaux é excelente. Essa edição, em termos materiais, não é nenhuma coleção dos sonhos, mas sua simplicidade vai permitir que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo, que é o mais importante.
Quem sabe mais pra frente surge uma edição de luxo, né?
Grande autor ou resenhista de faculdade? Já começo dizendo que essa crítica pode ser destoante daquela do especialista. De fato, por eu não ser crítico literário, talvez essa crítica perca valor por não saber avaliar como o crítico literário.
Quero dizer com isso: talvez o que aqui nesse livro eu vi como péssimo (que é ele quase como um todo), não o seja, pois só me pareceu péssimo, mas não o é. Tendo dito isso, quero afirmar que esse livro é péssimo, pois não dá unidade a uma história da literatura ocidental, mas meramente “rascunha” pontos gerais sobre diversos autores que, por algum motivo não abordado, extrínseco à exposição, parece que calharam serem chamados de “grandes autores”.
Carpeaux não justifica coisa alguma. Já nas primeiras páginas, ao expor Homero (e essa maneira de exposição é repetida à exaustão), ele cita algumas características gerais sobre Homero (realismo homérico, ser usado na educação grega, ...), faz algumas afirmações exageradamente subjetivas (“as epopeias homéricas revelam simultaneamente a existência de uma literatura perfeitamente amadurecida”), e logo passa ao próximo autor quando encontra algum assunto que permita uni-los (pois, sim, não há outra divisão no livro, é uma mera dialética de assuntos).
Mas, ora, o que faltou? Falta nos dizer como isso é uma história da literatura. Não há história, pois entendo por história não uma doxologia, mas uma unidade coesa e com razão de ser; não há períodos literários, não há uma justificativa da passagem de ideias e das ideologias de um período.
São meramente autores expostos e ainda segundo suas características as mais genéricas, pelas quais não se sabe, então, que história é essa e pior: por que é assim.
Sinto ainda ter muito o que dizer, mas, para ser lida essa resenha, ter de não me estender mais.
Uma obra fundamental. O conteúdo do já classico História da Literatura Ocidental dispensa comentários. É um autor erudito, que vai bem além simplesmente de falar de literatura, com comentários muito completos sobre cada época.
A edição, contudo, poderia ter uma encadernação melhor, os livros poderiam ser maiores. São pouco maiores do que uma edição de bolso.
Falta de notas de rodapé nas citações. A obra é essencial para estudantes e interessados em literatura. Só dei 4 estrelas porque deixa a desejar nas citações, que não são traduzidas por notas de rodapé, isso prejudica a dinâmica da leitura e se por acaso você não tiver a oportunidade de entrar no tradutor do google ou seja lá de onde, para decifrar a citação, em latim, francês, alemão, etc. fica uma lacuna na leitura.
Fora que tradutor online raramente traduz correto.
MARAVILHOSA COLEÇÃO. A versão dos livros é pocket. O capricho é lindo. Muito bom de ler. O conteúdo, nem se fala.
Aconselho a compra, leitura e estudo de todos os volumes.
Esperava mais. Conteúdo primoroso e extremamente necessário!!!O box veio muito bem embalado e e em ótimo estado. Chegou bem rápido também.
Pelo preço esperava algo melhor em relação ao material... A capa não tem orelhas e o miolo é colado, o que significa que conforme for sendo manuseado vai começar a descolar e soltar as páginas.
A diagramação é perfeita. Vale muito pelo conteúdo. Ainda bem que comprei na promoção...
Box bonito, livro repetido. Ainda não li, mas pela primeira vez a experiência de receber o produto não foi satisfatória… como percebido, o box veio com o livro 8 repetido e faltando o livro 7.
Clássico! Sou estudante de Letras e sempre ouvi os professores falaram muito bem de Otto Maria Carpeaux. Achei o box a príncipio caro, contudo estou satisfeitíssima com o produto entregue.
Claro, o material da box não é rígido, mas acredito que isso foi feito para diminuir o preço final da obra.
Os livros são de bolso, numa versão menor do que normalmente eu já vi e possuo em casa, mas a riqueza dos escritos de Carpeaux é sem tamanho!
MATERIAL DE PÉSSIMA QUALIDADE. Vi em muitos Reviews que o Box era de material duro. Apesar dos livros serem capa mole, mas o material do Box é muito mole.
Os livros apesar de terem chegado embalados em plástico, mas já vieram alguns bastante maltratados. O valor do box que comprei foi 163, não justifica o material vir assim.
As imagens do produto correspondem a uma versão do box em parceria com a Livraria Cultura, mas esse que chegou aqui é só da Leya.
Não tem nada que indique parceria com a editora cultura, ou seja, o box das imagens não é o que chegou na minha residência.
Você pode notar isso pela foto da capa do livro que mandei aqui que não tem o simbolo da editora cultura, enquanto o da foto lá em cima consta na parte inferior da capa.
Eu acho o conteúdo incrível, mas infelizmente, tive esse desprazer com a forma como ele chegou a mim. Deceocionado com a Amazon em entregar um produto que não é exatamente o das imagens aqui.
História não coesa. Bom, não li na íntegra, mas fiz algumas consultas e li o volume 9. Tive impressão de que o livro é uma reunião de comentários sobre os autores, em vez de ser um livro de história.
Senti falta de mais conexão entre as obras (que geralmente são só citadas, fala-se mais dos autores) e o período histórico, opinião pessoal que pode não se consumar com a leitura completa da obra.
A qualidade dos comentários sobre os autores que li é muito boa. Por vezes a escrita irônica e com figuras de linguagem atrapalha a leitura, acredito que precisamos de livros que alcancem uma parcela mais significativa da população, que sejam mais inclusivos.
Considerando agora a qualidade do material, tem sim falhas, os livros são de bolso (em nenhum momento isso foi informado no anúncio), o box é quase descartável e um dos livros veio com um defeito em uma página, mas que não compromete a leitura.
Porém temos que nos lembrar que este box custa 350 reais (valor original), enquanto outras edições variam de 500 a 650, o que é um passo enorme em direção à democratização do acesso à coleção.
Apesar de citar essas questões estruturais do box, dei minha nota baseada no miolo, o que considero o principal em um livro.
Quero excluir avaliacao. Solicito a exclusao de minha avaliacao feita anteriormente , com nota 3 atribuida , pois ao faze-lo considerei que a entrega, ainda nao efetuada, fosse efetuada diretamente por empresa sem ligacao com os correios.
Fazor desconsiderar a referida nota. Nao consegui faze-lo diretamente no aplicativomPedido 3409810 de 22/08/20. Grata.