Van Gogh é um livro escrito por Steven Naifeh e publicado por Companhia das Letras. Foi desenvolvido no formato Capa dura e está dividido em 1128 páginas.
Ver na Loja ResumoO livro "Van Gogh", escrito por Steven Naifeh, é uma obra que nos leva a conhecer a trajetória de um dos artistas mais famosos e influentes da história da arte. Através de uma pesquisa minuciosa e detalhada, o autor nos apresenta não apenas as obras de Van Gogh, mas também a sua vida pessoal, seus desafios e suas angústias.
O ponto de partida da obra é a infância do artista, quando ele já demonstrava grande interesse pela arte. Na sequência, o autor nos leva a conhecer as diferentes fases da carreira de Van Gogh, desde seus primeiros trabalhos até as obras mais famosas e reconhecidas mundialmente.
Além das obras em si, o livro também trata da personalidade complexa do artista, suas relações familiares e amorosas, além dos problemas de saúde mental que atormentaram Van Gogh durante boa parte de sua vida.
Um aspecto interessante da obra é a forma como o autor se dedica a contextualizar as obras de Van Gogh dentro do seu tempo e sua sociedade. Trazendo referências históricas e culturais da época, Naifeh ajuda o leitor a compreender melhor os significados e as intenções por trás das pinceladas do artista.
O livro "Van Gogh" é uma obra fundamental para quem deseja se aprofundar no conhecimento sobre este grande artista. Com uma linguagem clara e acessível, o autor nos leva a uma jornada de descoberta e aprendizado, nos aproximando do homem por trás das obras tão fascinantes e emocionantes de Vincent Van Gogh.
Conheça as informações técnicas relacionadas ao livro.
Título | Van Gogh |
Autor | Steven Naifeh |
Editora | Companhia das Letras |
Formato | Capa dura |
Páginas | 1128 páginas |
ISBN 10 | 8535921974 |
ISBN 13 | 9788535921977 |
Preço | Revelar preço |
Nota 9.4
O que isso significa?
Baseado nos depoimentos e avaliações dos nossos usuários, o nosso algorítmo avançado de inteligência artificial aprende e consegue determinar uma nota de 0 a 10 a um livro.
Em resumo, isso significa que o livro Van Gogh é considerado uma boa leitura. Você pode comprar, não vai se arrepender.
Comprar na AmazonResenha é texto usado para descrever e analisar alguma produção textual – no nosso caso, as obras literárias. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados. Além disso, há também as chamadas resenhas temáticas, que reúnem informações de diversos livros e autores que abordam um mesmo assunto.
Veja abaixo os pontos positivos e os pontos negativos do livro Van Gogh de Steven Naifeh.
Veja abaixo os pontos positivos enviados por nossos usuários:
Veja abaixo os 20 depoimentos disponíveis. Esperamos que eles ajudem no seu processo de decisão.
Muito bonito. Possui ilustrações, gostei muito.
Maravilhoso. A edição tá lindíssima, capa dura e a diagramação tá perfeita.
Muito bom! Espetacular a biografia do Van Gogh, os autores colocam em detalhes todos os momentos da vida do pintor, desde o seu nascimento até a sua morte em uma pequena cidade no norte de Paris.
Toda a vida dele foi muito intensa, com uma loucura em cada detalhe e pronto para explodir. É muito interessante o fato do pintor morreu conseguindo vender apenas uma pintura e sem alcançar a fama.
Os momentos que o pintor busca a fama é o mais determinante de toda a sua loucura, pelo reconhecimento do seu trabalho e como isto destruiu a sua vida.
Ele tinha um tio que era um ótimo distribuidor de arte e foi sócio da empresa Goupil, o maior distribuidor de arte do final do século XIX.
Nesta empresa trabalhou tanto o pintor como o seu irmão, e foi muito importante para o lançamento do movimento impressionista na França.
A experiência do Van Gogh com Gauguin inclusive morando com ele em uma casa amarela na Provance foi genial. O livro é muito intenso e vale a pena ler de uma vez só.
Excelente custo benefico. Excelente obra, possui não só a biografia do Gogh, mas também obras do pintor em cores.
O acabamento do livro é excelente, com folhas amareladas e as principais obras do autor. Comprei em oferta e Amazon entregou o livro danificado devido ao transporte, como comprei em oferta do dia se devolvesse recebia reembolso e depois não iria conseguir comprar pelo mesmo valor.
Dessa forma ficou 3 estrelas. Foi-se o tempo que a amazon tinha como diferencial seu processo de logística, agora as entregas demoram, os itens chegam danificado, brasileiros adm uma empresa é isso que acontece, qualidade 0, sou cliente Amazon desde que veio para o Brasil, mais de 500 pedidos, desde 2017 a Amazon está péssima ... já obra Vale muito a pena.
Divinamente perfeito. A mídia não pôde ser carregada. Estou tão, mais tão apaixonada por esse livro. Me emocionei completamente.
Ele é o meu xodó, o meu amor. ❤❤❤.
Assombroso. Van Gogh não foi nada do que pensamos, acabamos descobrindo nessa biografia. Esquizofrênico, ele lutou a vida toda por reconhecimento.
Dependia totalmente do irmão, com quem entrava em conflitos constantemente. Em vida, Van Gogh nunca foi tratado com o mínimo respeito, e todos consideravam que ele não sabia pintar.
Morto, virou um dos maiores pintores da humanidade. Do embate entre o "louco" e a humanidade, constato que esta não tem cura.
Muito bom. Recentemente li esta biografia de Vincent van Gogh, artista este que diante dos meus parcos conhecimentos artísticos sempre me despertou o fascínio pelas suas obras, a admiração pelas cores e a curiosidade por cada pincelada.
Depois de ter conhecido um pouco mais sobre a vida dele, as obras ganharam um novo significado, tendo em vista que muito da vida dele, do sofrimento, da vontade de pertencer a algum lugar e, falhar, fracassar, reerguer-se e cair novamente fez parte da incansável e até então vida pessoal e do considerado medíocre talento para o desenho.
Resumindo em alguns pontos. A sua relação com o irmão, com tanta ternura e amor de um lado e de outra tão conturbada, tão agressiva.
Um irmão que teve que sustentá-lo a vida inteira, economicamente e emocionalmente, mas que nunca deixou de amar por um segundo sequer.
A relação com a mãe, por sua vez, de repleta negação, pois não aceitava o jeito do artista de não se enquadrar nos parâmetros sociais de comportamento, vestimenta, casamento; e até de sua obra, mesmo após seu falecimento, quando começou o reconhecimento de sua obra.
Sua doença e seus devaneios são amplamente invocados para justificar seu comportamento e até existem teorias que mostram a influência delas em suas obras (Starry night, por exemplo).
Quanto à sua morte, a versão conhecida seria do suicídio, mas na realidade, os autores trazem uma segunda e provável versão dos acontecimentos, que teria sido um homicídio acidental.
Enfim, breve síntese para despertar o interesse e para dizer que até hoje persistem este estigma de dever de enquadramento social, mas caso não fosse a difícil liberdade de criação de van Gogh, não teríamos acesso a tais obras que tanto encantam os olhos e o coração.
"Great things are done by a series of small things brought together".
Experiência literária emocionante. Sempre senti uma forte atração e curiosidade pelas obras do Van Gogh e esta mesma curiosidade me levou a ler sua biografia este ano; agora sinto que foi uma das melhores experiências literárias da minha vida.
Van Gogh foi uma pessoa extremamente complexa, um ser diferenciado que foi pouco acolhido pela família desde pequeno e passou sua (breve) vida tentando ser aceito pelas pessoas que amava enquanto desenhava e descobria a pintura.
A amizade e amor entre Vincent e seu irmão Theo são os pontos altos desta biografia. De todo coração, Theo nunca duvidou da capacidade de seu irmão se tornar um verdadeiro artista, uma vez que sua sensibilidade era de uma grandeza indiscutível.
Não pude segurar a emoção ao final do livro. Vale a pena investir tempo para ler essas mais de 1200 páginas e se emocionar de verdade!
Uma jornada de quase um ano de leitura. Depois de quase um ano, finalmente terminei a leitura! Foi uma jornada e tanto conhecer a fundo e com muitos detalhes a vida desse artista tão incrivelmente talentoso e triste.
Por ser uma leitura extensa, alguns momentos, especialmente pelo meio do livro, se tornam bem cansativos, mas o esforço vale a pena!
Sentirei falta dessa obra que foi minha companhia por tanto tempo.
A obra é maravilhosa! Mas s co. A obra em si é maravilhosa!!! É mesmo uma biografia definitiva. O livro é lindo, com diversas imagens relativas às pinturas do artista.
Porém, não atribuí 5 estrelas porque a parte inferior da lombada chegou amassada. Eu sempre tenho receio de comprar livros grandes por conta do pacotinho em que a Amazon envia, pois as chances de amassar o livro são muito grandes.
Não é um livro barato. É uma obra de coleção. Então, receber o exemplar danificado é, no mínimo, frustrante!
Vincent de carne e osso. Excelente biografia. Uma obra alentada e de leitura indispensável para os que gostam de pintura, biografia e análise de fatos e comportamento de pessoas e sociedades.
A história é muito bem inserida em seu tempo e nas teorias e costumes de então. Diferentemente das biografias factuais, os autores se dedicaram a estudar e entender Vincent e seu processo de crescimento na arte e de declínio na sanidade e a transmitir ao leitor suas impressões e entendimentos.
Essa abordagem permite que avaliemos o caminho trilhado pelo homem e entendamos melhor sua obra e os motivos para ter chegado aonde chegou.‘Conviver’ um largo tempo ( o livro tem mais de mil páginas) com o homem e perceber que foi um ser de quase impossível convívio também foi uma surpresa.
Perceber seu crescente sentimento de inadequação, de fracasso e, ao mesmo tempo, seu sentimento evangelizador sobre suas percepções e crenças podem provocar nossa eventual visão retilínea sobre a humanidade.
Além dessa dedicação ao homem van Gogh, o livro descreve suas técnicas, seus inspiradores e influenciadores, seu desejo artístico, as escolas filosóficas, religiosas e politicas que forjaram seus diferentes estilos pictóricos e temas escolhidos para suas pinturas ao longo da vida.
Saber que o pioneiro na ousadia do uso da cor, dos constrastes cromáticos e escolha da paleta de cores - a partir de estudos científicos realizados no profícuo século XIX sobre a visão e a expressão das diversas formas de combinar cores - começou sua arte condenando o excesso no uso da cor e desenhando em preto e branco com diversas técnicas é instigador.
Perceber a trajetória que o levou à cor esfuziante e a influência que recebeu das grandes descobertas de seu tempo, como a teoria das cores, é revelador.
E, por fim, podemos ver se forjar um homem movido a sonhos, paixão, ardor evangélico e evangelizador, determinado, talentoso, genial, inovador, perscrutador sobre a vida e o pós vida, melancólico, sofredor por índole e, também, um egocêntrico, incapaz de compreender alguém além de si mesmo, manipulador, irascível, dominador, exclusivista, desagregador, incapaz de prover sua vida, carente e apartado de tudo a sua volta.
O único e grande problema do e-livro é a completa impossibilidade de compreensão e apreciação de qualquer imagem publicada. Um grande problema.
Quando foi possível, recorri ao Mr. Google ou a um livro com toda a sua obra em imagens. Um problema que persiste, apesar da constante atualização do app e da teimosa reclamação dos usuários do Kindle ou seu appAinda assim, a obra é excelente, prende nossa atenção e traz o artista à realidade de todos os dias.
E a tradução de Denise Bottmann é surpreendente, de enorme qualidade, inspiração e recursos linguisticos e literários. Recomendo muito.
E a tradução de Denise Bottmann é surpreendente, de enorme qualidade, inspiração e recursos linguisticos e literários. Recomendo muito.
Uma vida inspiradora: a genealogia de um gênio angustiado. Um antigo professor certa vez me disse: "Leia pelo menos uma biografia por ano".
Assim, tenho seguido esse ritual há anos. Neste, 2022, elegi essa biografia definitiva de um dos maiores gênios da arte moderna.
Confesso que conhecia pouco sobre Van Gogh, mas como este trabalho digno de um documentário assistimos (lemos) a genealogia de uma das personalidades mais brilhantes da história.
Não se assuste com o tamanho do livro. São páginas e mais páginas de muito prazerosa leitura. Bem escrita e com uma tradução impecável da brilhante Denise Bottman.
O livro conta ainda com algumas fotos de época bem como a reprodução da principais obras que passaram para a eternidade nas mãos de Van Gogh.
Sinceramente vou ficar bem triste quando terminar a leitura. É um sentimento indizível, como se eu conhecesse Van Gogh pessoalmente.
Que coisa hein?
Van Gogh definitivo. Obra estupenda, que envolveu anos de pesquisa e inúmeras fontes de informações. Um universo onde a tragédia e genialidade que marcaram a trajetória de van Gogh são descritas passo a passo: o relacionamento familiar conturbado, a inadequação social, os amores frustrados, os múltiplos tropeços e fracassos, o idealismo exacerbado, a dependência financeira em relação ao irmão, as concepções estéticas, os desvarios, o reconhecimento tardio, a morte em circunstâncias obscuras.
Mas acima de tudo infinitos pormenores da criação de um legado artístico gigantesco e de originalidade e intensidade ímpares no mundo da pintura.
INCRÍVEL. Eu ainda não li o livro, porque vou começar um sobre mitologia. Porém só de ver o livro sei que é incrível, é cheio dos desenhos e pinturas de Van Gogh.
Sou apaixonada pelo trabalho dele e pela pessoa que ele foi. Li uma versão de miniguia de arte e consigo entender como ele se sentia.
A solidão e o tormento interno. Não acredito na sua morte como suicídio, prefiro acreditar que nunca saberemos a verdade.
Imersão. Quem se interessa pelo Van Gogh precisa ler essa biografia. Algumas vezes interrompi a leitura, pois os relatos são muito brutais.
É uma experiência imersiva. Recomendo que a experimente lentamente, pois o livro é imenso. Existe um apêndice sobre o suposto suicídio, quero crer que este deu origem ao roteiro do filme, "Com Amor, Vincent.".
Melhor livro que já li!! O livro mais incrível que já li!!! Indiscutivelmente uma obra a ser lida baseada em pesquisa de cartas e fatos enriquecedores!!!
Encantada mais ainda por Van Gogh!!
Item de colecionador. Essa edição da Companhia das Letras é imponente e digna de ser um item de colecionador.
Além de ser uma ótima tradução e ter o conteúdo de imagens completo, o livro tem uma excelente diagramação que permite uma boa leitura sem comprometer o texto mesmo se tratando de uma obra com mais de mil páginas.
Vale a pena a compra!
Simplesmente apaixonante!!! Adquiri o livro, me assustei com o número de paginas, mas a leitura é muito cativante, viciante.
Você vive todos os sentimentos do Vincent Van Gogh na pele, todas as angustias, expectativas, acompanha as fases dele, enfim, vale muito a pena a leitura, depois da deste livro, já adquiri outro livro com as obras de arte do pintor!!!
Obrigado Van Gogh por sua grandiosa, porem curta obra.
Impecável. Comprei o livro no dia 26/11/21 e chegou em perfeitas condições no dia 29/11/21. Bela encadernação, diagramação e boa qualidade das páginas, largamente ilustrado.
Recomendo a compra!
Um livro fundamental. Quando adquiri o livro, não poderia imaginar que minhas expectativas seriam completamente superadas. O livro é absolutamente fenomenal, seja pela escrita, que foge totalmente ao que conhecemos pelo estilo biográfico, como pela pesquisa empreendida pelos autores.
Esse é um ponto que merece destaque. A partir de uma investigação sistemática da vida de Vincent Van Gogh, os autores conseguiram trazer aos leitores uma história com uma riqueza de dados e informações impressionante.
Para quem admira a obra e a vida de Van Gogh, este livro é insdipensável, pois é resultado de um trabalho cuidadoso e minucioso dos autores.
Tudo isso nos proporciona penetraruma imersão vibrante e emocionante no universo de Vincent Van Gogh.